Educar para a Sustentabilidade

Em consonância ao projeto desenvolvido em nossa unidade escolar "Monitores em Ação"- Numa escola sustentável, eu Profª Marilli estou desenvolvendo com a 2ª ano B (período da manhã), o projeto "Educar para a sustentabilidade". 

Este projeto foi divulgado na reunião de país ocorrida no dia 22 de maio, incluindo a divulgação do Blog da escola para que os pais acompanhem o desenvolvimento em suas residências e postem comentários. A cada nova etapa iremos fazendo as publicações nesta mesma página, sem contar que os alunos já estão inseridos no ambiente ThinkQuest fazendo suas publicações. Os alunos também já acessaram o Blog para verificarem o andamento do projeto e posteriormente irão postar comentários.

Dando início ao projeto em sala de aula através de um processo investigativo,ou seja, levantamento dos conhecimentos prévios, com a questão: O que podemos fazer para preservar nosso meio ambiente? 
Fui anotando na lousa as respostas dos alunos, depois resolvi fazer a gravação dos mesmos dizendo suas respostas. 
Na aula de inglês a Profª Angela, resaltou a importância dos animais para o meio ambiente, onde os mesmos falavam em inglês o nome dos animais.
Estas atividades resultaram em um vídeo, postado no youtube, caso queiram apreciar, basta somente clicar no link abaixo.



Acrescentamos mais os 2 Rs que estavam faltando: Repensar os hábitos de consumo e descarte e Recusar produtos que prejudicam o meio ambiente e a saúde.


Apresentei a eles o livro "Que planeta é esse? de Regina Coeli Renó, leitura de imagens, onde os alunos: Gabriel Vinícius, Emilly e Thayssa se disponibilizaram a contarem a história. 


Acessando o link abaixo vocês poderão conferir que graciosidades!!!
Outro questionamento: Para onde vai toda a quantidade de lixo que é produzido?

Respostas dos alunos:
Lixão
*Reciclagem


 *Buraco para adubo

Para introduzir o conteúdo sobre estas questões, iniciei uma leitura compartilhada do livro: Planeta Terra: Nossa Casa de Leonardo Mendes Cardoso.



Depois fizemos uma roda de conversa sobre:


·                     Coleta Seletiva - Reciclagem;
·                     Lixos Tóxicos;
·                     Poluição do ar;
·                     Contaminação nos lençóis freáticos;
·                     Contaminação do lixo orgânico- enchentes- doenças causadas pela urina do rato- leptospirose;
·                     Saneamento básico;
·                     Redes e estações de tratamento de água e esgoto;
·                     Destino correto do lixo.
Em meio a conversa o aluno Gabriel Vinícius falou que tinha uma ideia: Podemos sair em volta da escola para conscientizar as pessoas para não jogar lixo nas ruas. (considerei a ideia como satisfatória, dizendo que iremos pensar nesta ação).

Que tal fazer parte desse processo?
Afinal, o planeta Terra é a casa de todos nós, e a saúde dessa nossa casa representa a nossa própria saúde! (Leonardo Mendes Cardoso).


Algumas ilustrações dos alunos relacionados ao assunto:



 Fizemos um resumo com colagens em cartolina



A aluna Letícia trouxe o recorte de uma notícia- 5 de junho Dia mundial do meio ambiente. Nos contou resumidamente sobre o conteúdo da reportagem e nos deu a ideia de fazermos um painel da notícia.
Cantinho da Notícia
A cada notícia nova trazida pelos alunos e professores colaboradores atualizamos o mural

Levantamento de dados em sala de aula- Por que não podemos jogar o óleo de cozinha na pia e ralos?

Respostas dos alunos:
 üÍtalo/ - Contamina os animais e as plantas;
 ü  Leticia /Gabriel V./ Thayssa- Causa danos a natureza. Letícia completou....E dá para fazer sabão;
 ü  Emilly/ Ana C./ Gabriel C.- Causa enchentes;
 ü  Gustavo S.-Porque contamina os animais e o meio ambiente;
 ü  Isadora- Porque o óleo de cozinha pode ir para a água e os animais marinhos podem morrer;
 ü  Ana Beatriz- Porque causa sufocamento aos animais marinhos;
 ü  Giovanna S.- Vai para o rio e os animais tomam água e morrem;
 ü  Beatriz- Não podemos colocar óleo de cozinha no ralo, porque contamina os canos;
 ü  Gustavo L./ Wallison/ Davi- Senão mata a natureza;
 ü  Sara- Senão entope e faz mal para nosso meio ambiente;
 ü  Kayke- Senão suja os patos e eles não gostam de tomar banho.
  Em comparação com as respostas dos alunos acrescentamos com os textos informativos:
O destino do óleo de cozinha, importância da reciclagem do óleo e em que é transformado. 
Acesso aos sites: 
http://www.biodieselbr.com/noticias/em-foco/destino-oleo-cozinha-27-07-09.htm ,http://www.codeca.com.br/servicos_projetos_recicle_o_oleo.php ehttp://bemzen.uol.com.br/noticias/ver/2010/08/13/1434-oleo-de-cozinha.


      Registro do conteúdo- Destino do óleo e a Importância de reciclar.

      1º Acesso ao ambiente ThinkQuest

Mudança do ícone e início das postagens de seus desenhos.















Acesso ao ambiente ThinkQuest para postarem seus trabalhos e fotos

tiradas no laboratório de informática. 



 Depois assistiram ao vídeo “Os animais salvam o planeta" e responderam a questão:



Este 1º acesso ao ambiente colaborativo ThinkQuest também está registrado em um vídeo no youtube, acessem o link abaixo:
http://www.youtube.com/watch?v=AGqgkbxlKig

Foi enviado para casa um questionário para aos pais e responsáveis:


Resultados

Acessaram o site http://www.embalixo.com.br/novo/?tipo=6- para leitura do texto: 

TUDO SOBRE O LIXO. Tempo de decomposição dos resíduos e destino do lixo. Em sala
de aula fizemos o registro do conteúdo lido.



Em sala de aula fizemos os registros deste conteúdo e realizamos a leitura coletiva do
tempo de decomposição de alguns materiais utilizando o cartaz abaixo.






 
 
Respondendo no ambiente ThinkQuest as perguntas: Como vocês estão contribuindo para a solução do problema do lixo na nossa escola? E na sua casa, você está conscientizando a mamãe que é necessário fazer a coleta seletiva?




Para reforçar os conhecimentos dos alunos do tempo de decomposição do lixo, foi passado um vídeo do Professor Sassá- "O brincar e o aprender"- http://www.youtube.com/watch?v=OR_J8KUkXMI


Os alunos assistiram o vídeo, professor Sassá "O brincar e o planeta"- http://www.youtube.com/watch?v=OR_J8KUkXMI para contemplação ao tema reutilização de embalagens.



 Os alunos trouxeram os brinquedos criados com materiais reutilizados para sala de aula e fizemos o registro com fotos, pois os mesmos serão publicados pelos próprios alunos no ThinkQuest e Blog da escola e depois os brinquedos serão destinados à brinquedoteca da nossa escola.





RUMO À BRINQUEDOTECA




Os alunos da 1ªA e 1ªB foram a brinquedoteca acompanhados pelas suas professoras: Rosana e Marisa, os alunos Gabriel Vinícius, Letícia e Beatriz fizeram a apresentação do projeto sobre a REUTILIZAÇÃO de materiais para os 1º anos.





Para conferirem estas preciosidades acessem o link abaixo:
Os alunos Beatriz, Ana Caroline, Isadora e Samuel realizaram a escrita do material utilizado na CONFECÇÃO do brinquedo e o modo de preparo.

COMO PODEMOS CONTRIBUIR PARA O MEIO AMBIENTE? 
Reutilização de materiais que não se usa mais.


PORTA TRECO

MATERIAL

 ü UM POTE DE SORVETE AZUL
 ü SACO DE PRESENTE DE CACHORRINHO
 ü PEDAÇO DE FIO ELÉTRICO DO VOVÔ
 ü COLA QUENTE
 ü TESOURINHA DE CORTAR PAPEL

CONFECÇÃO
Com a ajuda da mamãe eu cortei os desenhos e colamos com cola quente e fez um porta treco bem legal!


MATERIAIS USADOS
 ü  COPINHO DE CAFÉ DESCARTÁVEL
 ü  TINTA GUACHE
 ü  TESOURA
 ü  COLA
 ü  ALGODÃO
 ü  PALITO DE SORVETE

MODO DE PREPARO
DESENHEI, PINTEI E RECORTEI. COLOQUEI O PALITO NO COPINHO, PINTEI COM TINTA GUACHE O COPINHO, PINTEI A FLOR E COLEI NO PALITO.




VAI E VEM
MATERIAIS UTILIZADOS:
 ü  GARRAFA PET
 ü  GARRAFINHAS DE IOGURTE
 ü  BARBANTE
 ü  TAMPINHAS DE GARRAFA
 ü  TINTA PLÁSTICA
 ü  COLA

MODO DE PREPARO
FORAM COLADOS AS DUAS PARTES DA FRENTE DA GARRAFA COM FITA. DEPOIS COM UMA MISTURA DE COLA COM ÁGUA FORAM COLADOS PEDAÇOS DE JORNAL NA GARRAFA PARA QUE FICASSE FIRME. DEPOIS PINTA-SE COMO QUEIRA. INTTRODUZA DUAS PARTES IGUAIS DE BARBANTE POR DENTRO DA GARRAFA. PRENDE-SE CADA PONTA DO BARBANTE COM UMA TAMPINHA E DEPOIS COLOQUE-AS DENTRO DAS GARRAFINHAS PARA QUE NÃO MACHUQUE AS MÃOS.

PIMBOL
MATERIAIS UTILIZADOS:
 ü  GARRAFA PET
 ü  JORNAL
 ü  CADARÇO
 ü  TINTA PLÁSTICA
 ü  COLA
 ü  BOLINHA DE DESODORANTE

MODO DE PREPARO
  COM A PARTE DE CIMA DA GARRAFA, NA PARTE DA TAMPINHA COLOQUE UM CADARÇO E PRENDA-O, NA OUTRA PONTA PRENDA A BOLINHA DO DESODORANTE. COLE JORNAL PARA QUE O BRINQUEDO FIQUE FIRME E PINTE COMO DESEJAR. E PRONTO É SÓ BRINCAR.



BONECOS
MATERIAIS UTILIZADOS
 ü  CAIXA DE LEITE
 ü  COLA
 ü  EVA
 ü  CANETINHA
 ü 
 ü  BOTÃO
A CAIXA DE LEITE FOI EMCAPADA COM EVA E ENFEITANDO O BONECO, CABELO COM LÃ, OLHOS COM BOTÃO, FAZENDO OS DETALHES COM A CANETINHA.

Na sala de informática os alunos assistiram ao vídeo com suas próprias atividades desenvolvidas relacionadas ao projeto.



Depois acessaram o site: http://iguinho.ig.com.br/jogo_reciclagem.html, jogo da RECICLAGEM.



Estamos em nossa escola com algumas ações para tornar nossa escola uma escola sustentável como: coleta de folhas usadas para reciclagem, óleo de cozinha usado enviado a empresa Lirium para reciclagem e pilhas e baterias que não servem mais.

ARRECADAÇÃO DE FOLHAS USADAS
COLETA DE ÓLEO DE COZINHA USADO
ARRECADAÇÃO DE PILHAS E BATERIAS

Contribuição dos alunos: Endrew, Kayque e Paulo na coleta de pilhas usadas.




Na sala de leitura, Profª Antonia trabalhou a história do livro "O último broto" de Rogério Borges, um livro de imagens e voltado para o tema "Meio Ambiente", as contribuições da natureza para o meio ambiente.






Decoração da sala de leitura - Tema: Sustentabilidade

Painel- Dicas de leitura

 Para contemplar os conhecimentos adquiridos sobre a coleta seletiva e reciclagem os alunos acessaram os sites dos jogos abaixo, pois ao mesmo tempo que se divertem, nos mostram o conteúdo adquirido.

http://static.jogos360.com.br/media/48/6c/4081.swf

Realizamos uma OFICINA DE REUTILIZAÇÃO DE MATERIAIS na 2ºB com os alunos e responsáveis no dia 20/06/2012. Foi uma manhã repleta de harmonia, alegria e interação entre professoras, país, avós e alunos.





















 No dia seguinte a Oficina somente com os alunos













Todo este conteúdo no link abaixo....Apreciem!!!

O aluno Paulo descobriu que no site www.duende.com.br, havia uma história "Respeito a ecologia" e no final da mesma um jogo de coleta seletiva, correu a professora para indicar para seus colegas acessarem e lerem a história e por fim fazer a separação adequada do lixo...
Isso que chamamos de PROTAGONISMO do aluno Paulo. Parabéns meu fofo!!!

PAULO
História "RESPEITO A ECOLOGIA"
Jogo "COLETA SELETIVA"

Em consonância ao projeto do Folclore- leitura compartilhada: O saci e a Reciclagem do lixo.


 
Foi realizada a leitura da história: A árvore que pensava de Oswaldo França Junior
Ilustração: Ângela Lago, após a leitura os alunos realizaram a reescrita da história.
 

2 comentários:

Unknown disse...

Parabéns aos alunos e professores pela iniciativa!

Unknown disse...

É um excelente trabalho interdisciplinar...parabéns pela iniciativa, eu que sou fã de leitura e ciências, fico maravilhado em assistir tais projetos!